Eleitores de Embu devem fazer recadastramento biométrico de agosto a fevereiro

quinta-feira, 25 de julho de 2013


Os eleitores de Embu das Artes são os únicos dos municípios do Conisud que devem fazer o recadastramento biométrico obrigatório a partir do dia 8 de agosto até 28 de fevereiro, de segunda-feira a sexta-feira, entre 8h30 e 17h, na Central de Atendimento instalada no Parque do Lago Francisco Rizzo, localizado na rua Alberto Giosa, 320. A cidade conta com 177.645 eleitores e o espaço foi cedido pela Prefeitura ao Tribunal Regional Eleitoral (TER).

Para o recadastramento será necessário os eleitores levarem documento de identidade e comprovante de domicílio eleitoral. De acordo com nota oficial do TER, os demais municípios do estado, incluindo Itapecerica e Taboão não estão equipados para realizar a captação dos dados biométricos dos eleitores. Ainda, segundo a nota a cidade de São Paulo já possui o equipamento, por este motivo os eleitores não estão obrigados a realizarem o cadastro biométrico.

O que é biometria?
É a tecnologia que permite identificar uma pessoa por meio de características biológicas exclusivas, ou seja, impressão digital, voz, formato do rosto e da mão, entre outras.

A Justiça Eleitoral adotou essa técnica para reconhecer os eleitores na hora da votação, identificando-os por meio das impressões digitais.

Além das “digitais”, o novo sistema distinguirá o eleitor pela foto, que será impressa na folha de votação manuseada pelo mesário, a qual poderá recorrer para confirmação da identidade.

Esse processo aprimorará o sistema eletrônico de votação e eliminará a única etapa que ainda era feita manualmente.

Segurança
Vários sistemas de identificação utilizam a biometria atualmente, por ser mais segura e não permitir fraudes, pois cada indivíduo possui uma única digital, timbre de voz etc. Por exemplo, a emissão de passaporte, carteira de identidade e o cadastro das Polícias Civil e Federal contam com sistemas biométricos.

A implantação será gradual até atingir 100% do eleitorado em 2018, conforme expectativa do Tribunal Superior Eleitoral.

A principal vantagem do sistema biométrico é a segurança, já que elimina a possibilidade de um indivíduo votar no lugar de outro, não havendo dúvidas quanto à identidade de cada eleitor.

Recadastramento Biométrico
Prazo: de 8/8/2013 até 28/2/2014 (segunda-feira a sexta-feira), das 8h30 às 17h
Local: Central de Atendimento ao Eleitor – Parque do Lago Francisco Rizzo
Endereço: rua Alberto Giosa, nº 320

Fonte: Jornal Na Net



Deixe um Comentário