Atleta de Embu das Artes é destaque na marcha atlética
quarta-feira, 22 de maio de 2013“Eu não teria entrado no esporte na cidade de Embu das Artes se não fosse a iniciativa da cidade. Só tenho a agradecer pela oportunidade”. Esta é a fala de Tiago do Nascimento Fonseca, de 23 anos, destaque da Marcha Atlética revelado pela cidade de Embu das Artes.
Ele é um dos atletas que foram descobertos no Esporte Cidadão, projeto oferecido pela prefeitura que visa incluir atividades físicas na rotina das crianças e adolescentes da cidade. Do projeto já foram destacados atletas em modalidades como futebol feminino e Marcha Atlética.
Silvino Ribeiro foi o primeiro treinador que Tiago teve – e que o acompanha até hoje –, e o ajudou a conquistar medalhas em competições como o Campeonato Brasileiro de Marcha Atlética, Panamericano e alguns Mundiais. “Eu comecei em 2000, em uma escolinha de atletismo na cidade. Tentei diversas modalidades, mas não conseguia boas classificações. Então fui convidado para entrar na marcha atlética, onde fui apresentado ao Silvino [Ribeiro], que é meu treinador até hoje”.
Atualmente Tiago está treinando na cidade de São Caetano do Sul. Ele se prepara para as Olimpíadas de 2016 treinando 170 km por semana e acredita que será capaz de vencer a prova. “Eu acredito que eu tenho capacidade de ganhar alguma medalha nas Olimpíadas e poder representar a cidade de Embu das Artes. É também uma forma de agradecer a cidade”, finaliza Tiago.
Projetos
A Prefeitura de Embu das Artes planeja a implantação de um Centro de Iniciação Esportiva, que contará, inclusive, com uma pista de atletismo. Também está sendo estudada a criação de uma Bolsa Atleta. Os projetos visam dar maior apoio financeiro para os jovens atletas, já que a falta de patrocínio é um dos desafios a serem enfrentados. “A arrecadação da secretaria, infelizmente, é baixa. Os atletas precisam de apoio”, diz o secretário de esportes, Silvino Bonfim.
Para tentar derrubar essa barreira, Silvino adianta que já conversou com o prefeito Chico Brito (PT) sobre a possibilidade da criação de uma Bolsa Atleta. Além dos apoios financeiros, está sendo estudada a possibilidade da implantação de um Centro de Iniciação Esportiva, onde contará, inclusive, com uma pista de atletismo.
“A criação desse centro será muito importante e tenho certeza de que muitos jovens se tornarão destaques como atletas. Eu treinava correndo na terra, onde muitos outros jovens treinavam e, de lá, saíram destaques, medalhistas”, comenta Tiago.
Silvino Bonfim, explica que a cidade sofre com o pouco espaço, mas que a situação está mudando: “Nos próximos quatro anos os espaços físicos da cidade serão mudados para melhorar a prática de esportes, já que está previsto um investimento maior”.
Patrocínio
Mesmo não sendo de sua obrigação, a prefeitura auxilia Tiago financeiramente. “De 2009 até hoje eu fiz cerca de 15 viagens internacionais e sempre contei com o apoio financeiro da Prefeitura”, declara o jovem. Ele também destaca um ponto importante, que é o interesse do atleta. “Não adianta ter investimento se a pessoa não se empenha no esporte. Não adianta investir em um atleta que não apresenta resultados”.
Silvino comenta que, mesmo a criação da secretaria ter sido de grande importância para a formação de atletas na cidade, é preciso de apoio financeiro, já que a verba destinada para o esporte é baixa. “A base nós [secretaria] podemos dar, mas precisamos de investimento para poder revelar mais atletas. A empresa Probiótica, que é do ramo de suplementos, dá apoio. Além das sociedades civis, estamos precisando de apoio dos empresários da região”.
Fonte: O Taboanense
Mais notícias sobre o Embu:
- Bandidos roubam coleção de carrinhos e acabam presos em Embu das Artes
- Rodas de Terapia Comunitária em Embu estão abertas a toda a comunidade
- Embu: Colheita promove novo ciclo de produção comunitária de alimentos
- Seminário de Agricultura Regional, em Embu das Artes dia 28/06
- Formandos do Jovem Aprendiz 2012 são diplomados em Embu