Central de atendimento ao eleitor para recadastramento biométrico é inaugurada em Embu das Artes
sexta-feira, 9 de agosto de 2013A prefeitura de Embu das Artes inaugurou na última tarde desta quarta-feira (7), a “Central de Atendimento ao Eleitor da cidade”, no Parque do Lago Francisco Rizzo. A central será responsável pelo recadastramento biométrico obrigatório de 177.645 eleitores, a partir desta quinta, dia 8 de agosto, entre 8h30 e 17h. O recadastramento acontece até o dia 28 de fevereiro do ano que vem. Quem não comparecer terá o título cancelado. Na ocasião o prefeito Chico Brito recepcionou o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), o desembargador Alceu Penteado Navarro. Brito, fez ainda o recadastramento biométrico, acompanhado do presidente da Câmara Municipal, Doda.
De acordo com o prefeito, mais uma vez a cidade será exemplo com a realização do recadastramento, assim como no plebiscito pelo acréscimo “das Artes” no nome da cidade. “Faremos de tudo [poder executivo, legislativo e população] para que o recadastramento possa servir de modelo para o país”, afirmou. Ele defendeu o livre poder de democracia, com as recentes manifestações ressaltando que “é bom que a população tenha controle social sobre o estado e poder público”. Ainda, segundo Brito a cidade está entre as 39 da região sudoeste escolhida para fazer o recadastramento.
O desembargador não poupou elogios à cidade de Embu. “O que falar da cidade de Embu? Quem nunca trocou a efervescência de São Paulo para andar no centro da cidade das Artes, tranquila e com vocação artística ”, destacou. Navarro afirmou que não é por acaso que Embu foi escolhida para a realização do recadastramento, uma vez que teve a participação da população de forma espontânea no plebiscito dia 1º de maio para a mudança de nome “um engajamento cidadão – forte indicio para o recadastramento”, explicou.
Por fim, ele pontuou que o próprio tribunal tem como acervo a peça do artista da cidade, Pascoal de 1970, intitulada “O Nascimento da Justiça Eleitoral Paulista”. O pesquisador do Centro de Memória Eleitoral, José D’Amico afirmou a reportagem que “a peça absoluta é um elo umbilical de Embu com a justiça Paulista”.
O prefeito trocou presentes com o desembargador. Brito deu um quadro de uma artista da cidade a ele, já Navarro o presenteou com um livro. Também participaram da inauguração a juíza Daniela Nudeliman Guiguet Leal, da 391ª Zona Eleitoral, cartório responsável pela coordenação do recadastramento, o juiz Gustavo Sauaia Romero Fernandes, da 341ª Zona Eleitoral e o procurador eleitoral substituto, Paulo Thadeu Gomes da Silva. Além dessas autoridades secretários municipais e vereadores também marcaram presença na inauguração.
Para atender a estimativa de revisão de 1.366 eleitores por dia, a central irá contar com 79 funcionários e 30 kits biométricos (escâner para captura de digitais e câmera acoplada a um miniestúdio fotográfico) e quase 80 funcionários envolvidos, 50 deles cedidos pela Prefeitura graças a um convênio firmado entre a União, por intermédio do TER, e a administração municipal, que também providenciou o espaço da central.
Importante
Para o recadastramento biométrico será necessário levar documento de identidade e comprovante de domicílio eleitoral emitido entre agosto de 2012 e abril de 2013. Os eleitores de Embu das Artes deverão agendar previamente dia e horário, pelo site do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) – acesse tre-sp.gov.br/biometria-2012/interior e clique no menu Agendamento; ou pessoalmente na Central de Atendimento ao Eleitor, localizado no Parque do Lago Francisco Rizzo (rua Alberto Giosa, 320, Centro).
– A partir do dia 9/8, todas as atividades de atendimento ao eleitor, como transferência de zona, alistamento, requerimento de 2ª via, além do próprio recadastramento biométrico, serão feitos apenas na Central do Parque do Lago Francisco Rizzo. A partir dessa data, os dois cartórios da cidade (Santa Tereza e Centro) não efetuarão mais tais serviços.
– Também serão obrigados a se recadastrar os eleitores, para os quais, a votação não é compulsória, como pessoas acima dos 70 anos de idade e analfabetos que possuem o título de eleitor.
Exposição memória eleitoral
A central, no Parque do Lago Francisco Rizzo, também irá sediar a exposição “Memória Eleitoral”, onde os eleitores da cidade podem conferir maquete, imagens de sedes da Justiça Eleitoral, fotos de personagens, títulos eleitorais desde a época do império e urnas de votação. Os visitantes poderão ainda assistir ao vídeo, cedido pela TV Bandeirantes, do histórico debate de 1982 entre os candidatos ao governo do Estado de São Paulo. Mediado pelo jornalista Joelmir Beting, o debate traz Jânio Quadros, Lula, Rogê Ferreira, Reynaldo de Barro e Franco Montoro em acalorados confrontos.
Fonte: Jornal Na Net
Mais notícias sobre o Embu:
- Prefeitura de Embu das Artes abre concurso público para 40 vagas de guarda municipal
- Seminário do Conisud encerra Semana do Meio Ambiente no próximo dia 11 em Embu das Artes
- Empresas de transporte visitam a rodoviária de Embu
- Chacina deixa três mortos em Embu das Artes
- Carnaval de Embu das Artes será no Parque Rizzo