Embu da Artes mantém vasta produção artística na Grande São Paulo
segunda-feira, 8 de agosto de 2011A cidade de Embu das Artes, município de 250 mil habitantes localizado na região metropolitana de São Paulo, atrai mais de 20 mil turistas por fim se semana ávidos a conhecer a vasta produção artística da cidade. Pintores, escultores, músicos e poetas expõem suas obras em ateliês, galerias e barracas em feiras de artes e artesanato.
Embu das Artes ganhou o título de estância turística do Estado de São Paulo em 1979. Os principais pontos turísticos da cidade encontram-se em um centro histórico de mais de cinco séculos.
História
A aldeia do M’Boy, “cobra grande” em tupi-guarani, surgiu entre 1555 e 1559. Em 1624, o casal Fernão Dias e Catarina Camacho doou as terras do lugarejo à Companhia de Jesus, com a condição de que os jesuítas devotassem a Nossa Senhora do Rosário e organizassem uma festa de adoração à Santa Cruz.
Na segunda metade do século XVII, o jesuíta Belchior de Pontes comandou a construção da igreja e residência, que atualmente é o Museu de Arte Sacra, no centro histórico da cidade. Em 1920, Embu recebeu um de seus maiores expoentes, o pintor Cássio M´Boy. Nos anos seguintes, mais artistas chegaram à cidade: Assis do Embu, mestres Sakai e Gama, Solano Trindade e Ana Moysés, entre vários outros. Eles ajudaram a fundar, em 1969, a feira de Embu das Artes, conhecida nacional e internacionalmente.
Atrações
Feira de artes e artesanato – A partir do 1º Salão de Artes Plásticas de Embu em 1964, que reunia trabalhos de diversos artistas renomados, a arte produzida no município passou a ser reconhecida nacional e internacionalmente. Em 31 de janeiro de 1969 foi criada a Feira de Artes e Artesanato, em frente à Igreja Matriz, hoje Museu de Arte Sacra. No decorrer de seus 31 anos de existência, a feira foi ocupando todas as ruas do centro histórico – agora Passeio das Artes. Paralelo ao desenvolvimento da Feira, foram surgindo as diversas lojas de artesanato, galerias de arte, antiquários e lojas de móveis rústicos artesanais. A feira funciona aos sábados, domingos e feriados, das 9h às 18h.
Informações:
Centro de Atendimento ao Turista (CAT)
Largo 21 de Abril, s/n.º
Telefones (11) 4704-6565 / (11) 4781-5971
Fonte: Portal RPOnline